Capítulo 05

''Dois meses após a audição dos meninos na Motown, eles foram convidados a retornar a Detroit para tocar em uma festa na casa de Berry Gordy. Joe e eu percebemos que o Sr. Gordy queria ver com quem ele iria fechar contrato. Ele não esteve presente na audição.

Descobriu-se que a festa não era composta de pessoas comuns. Conforme os meninos começaram seu show na casa da piscina, eles olharam para a platéia composta por praticamente todos os artistas na Motown Records: Diana Ross, Smokey Robinson, Stevie Wonder e membros dos Temptations e Four Tops.

Os meninos conheceram algumas das estrelas da Motown ao longo da trilha de concertos, mas nunca tinham se apresentado para um público repleto de estrelas.

Jackie: ''Foi estressante. Assustador.''

Marlon: ''Mas quando vimos que todos estavam sorrindo e integrados ao show, começamos a nos sentir confortáveis. Ficou realmente muito confortável depois, quando todos vieram até nós e disseram: "Ótimo show!"

Entre os encantados com o show dos meninos estava o Sr. Gordy. Enquanto Joe e os meninos estavam em Detroit, ele assinou com o Jackson Five um contrato de exclusividade para a Motown Records.

Fiquei muito feliz. Não só o negócio Motown significava o possível estrelato para o Jackson Five, mas também significava a saída certa de Gary para a família Jackson.

Nos oito anos que se passaram desde a nossa quase-mudança para Seattle, o problema do crime em Gary tinha ficado cada vez pior. Gangues de jovens como os Undertakers e os Kangaroos estavam criando uma ameaça constante.

Nós não éramos imunes à violência. Uma noite em 1967, enquanto  Joe estava descarregando a van próximo a uma sala na qual os meninos estavam programados para se apresentar, ele foi cercado por um bando de arruaceiros que tentaram lhe roubar o tambor que estava longe dele.

Quando Joe resistiu, lhe esmurraram o rosto, peito e braços com o microfone, antes de fugir. De alguma forma, Joe e os meninos, que gritaram e choraram durante todo o assalto, recolheram-se, e os meninos foram para o show.

Eu não ouvi o que tinha acontecido, até que voltassem para casa. Joe estava com dor óbvia, mas ele se recusou a ir para a sala de emergência. Quando ele finalmente cedeu, dois dias depois, procurou atendimento médico e descobriu que ele tinha sofrido fratura na mandíbula e na mão. Ele teve de tomar medicação para a dor e usar gesso na mão durante semanas.

Nota do blog: o pai de Michael dá a sua própria versão sobre esse assalto no livro The Jacksons de 2004: 

''Quando eu perguntei aos meus filhos o que havia acontecido lá, disseram que aqueles caras tinham me batido até que eu perdesse a consciência e que Michael havia chamado a polícia. Uma multidão de curiosos olhava para mim, mas assim que a polícia apareceu, esses caras fugiram. E se não fosse por Michael, com certeza teriam continuado a bater-me, embora eu já estivesse deitado no chão. O menino provavelmente salvou minha vida.''

Tito também tinha uma estreita ligação.

Tito: ''Eu estava voltando da escola para almoçar, um dia. Eu tinha dez centavos no bolso, que era como o céu - dinheiro para chicletes. De qualquer forma, esse cara se aproximou de mim e me pediu para lhe dar o meu dinheiro do almoço. Eu disse a ele que eu não tinha dinheiro, que eu estava indo para casa para almoçar. "Então eu vou estourar seus miolos", disse ele, puxando uma arma para mim e a apontando. Eu fiquei uma pilha de nervos. Corri gritando. Ele não atirou.''

Aconteceu de Joe estar em casa, então ele levou Tito de volta para a escola após o almoço e relatou o incidente. O menino foi encontrado, ele também havia cometido um roubo na escola.

Enquanto Joe e Tito foram com o diretor, ele abriu uma gaveta e mostrou uma coleção de armas de fogo e facas. "Isso é o que saiu dos armários durante uma busca", disse ele.

A partir de 1967, eu não permiti que meus filhos mais velhos fossem à escola no último dia do ano. Esse era o dia mais perigoso em Gary - primários e secundários - um dia no qual os ressentimentos guardados por meses eram liquidados - geralmente de forma violenta.

Eu nunca vou esquecer assistindo uma das crianças da vizinhança da rua em um desses últimos dias, balançando um par de correntes.

"O que você está fazendo com essas correntes", eu perguntei.

"Se vai haver uma luta, eu vou me divertir, também", disse ele.

Se eu tinha meu desejo, era o de conseguir dinheiro suficiente da Motown para sair de Gary imediatamente. Na realidade, a Motown não nos pagou um adiantamento. Além disso, os meninos não gravaram por um ano. Fomos obrigados a ficar na 2300 Jackson Street.

Quando você tem um sonho, esperar é a coisa mais difícil do mundo para se fazer. Cada dia parece um ano.

"Apenas desista Joe, e tente outra empresa", eu disse desgostosa, quando a espera ficou muito difícil. "Motown não vai passar."

Cada vez que Joe chamava a Motown, ele ia ouvir a mesma promessa: "Nós vamos fazer isso. Basta esperar. Seja paciente." Nós não estávamos pacientes, mas esperamos. Joe e os meninos estavam ocupados fazendo shows. Foi durante este período que a minha filha mais velha se casou, em 30 de novembro de 1968.

Rebbie, que havia sido batizada como Testemunha de Jeová no ano anterior, se casou com outra testemunha, Nathaniel Brown, a quem ela conheceu no Salão do Reino, quando ela tinha 11 e ele tinha doze anos.

Muitas mães teriam se sentido felizes em ter sua filha se casando com um jovem religioso. Mas eu estava deprimida, eu chorei um balde de lágrimas por duas semanas. Eu não queria perdê-la.

Rebbie: ''Era difícil para o meu pai, também. Na verdade, era tão difícil para ele ver-me ir que ele não pôde me levar. Meu avô Samuel Jackson me acompanhou até o altar.''

O que realmente me machucou, no entanto, foi o fato de Jackie, Tito, Jermaine, Marlon e Michael não comparecerem ao casamento, porque tinham uma apresentação naquela noite no Teatro Regal. Eu realmente queria que eles estivessem lá. Lamento o fato deles não terem vindo, até hoje. Meu pai tomou as providências necessárias para que ele pudesse participar, o que me fez sentir bem.

Eu não acho que o casamento de Rebbie teria sido tão traumático para mim e Joe se Rebbie e Nate decidissem viver nas proximidades. Eu poderia ter me consolado, dizendo: "Eu não perdi uma filha, eu ganhei um filho."

Mas um mês depois que eles se casaram no Salão do Reino, eles se mudaram para Kentucky. Eles foram pelo melhor dos motivos, para fazer o trabalho missionário. Mas eu não podia deixar de sentir que não só tinha perdido uma filha, mas eu também perdi um filho.

Finalmente, em agosto de 1969, veio o convite da Motown. Depois que os garotos fizeram um trabalho preliminar no estúdio em Detroit com Bobby Taylor, eles foram orientados a fazer as malas para Los Angeles.

Motown tinha começado o processo de transferência de sua sede para Los Angeles, e era ali que a empresa queria que os meninos fizessem suas gravações importantes. Califórnia!

"Nós estamos em nosso caminho. Nós estamos em nosso caminho ", Joe dizia, como se não pudesse acreditar nessa mudança súbita na sorte da família.

Mas Joe e eu não estávamos mais animados do que os meninos por gravar na Costa Oeste.

Jermaine: ''Mesmo antes de existir o Jackson Five, o meu pai costumava dizer-nos: "Algum dia, eu vou levá-los para a Califórnia." Nós sempre respondíamos: "Claro...." Nós simplesmente não podíamos acreditar que algo grande pudesse acontecer para nós. Uma das ironias da minha vida é que, anos mais tarde, eu morava em Brentwood ao lado de James Garner, estrela do Maverick, a nossa série de TV favorita quando estávamos crescendo. Eu tive que pegar um autógrafo, dizer a ele como meus irmãos e eu sonhávamos em um dia nos mudar para Hollywood.''

Como foi doce para Joe, que ainda estava na folha de pagamento em Inland Steel, entregar o seu aviso. Então ele, Tito, Jack Richardson, o baterista Johnny Jackson e o tecladista Ronny Rancifer dirigiram para Los Angeles em nosso novo Dodge Maxivan. Jackie, Jermaine, Marlon e Michael voaram alguns dias mais tarde. Era apenas a segunda viagem de avião dos meninos, sendo a primeira um voo para Nova York, para uma de suas apresentações no Apollo.

Motown ainda estava à procura de uma casa para alugar para a família, por isso colocou Joe, Jack e os meninos em acomodações temporárias. Fiquei espantada ao ouvir que aquelas acomodações temporárias seriam a casa de Diana Ross em Hollywood Hills. Diana e os meninos ficaram ligados imediatamente.

Marlon: ''O tempo que passamos com Diana foi um dos melhores momentos da minha vida; conseguíamos fazer tudo o que quiséssemos. Diana também era uma criança, de certa forma. Rapaz, nós nos divertimos! Diana, Michael e eu íamos nadar todos os dias. Para incentivar nosso interesse pela arte, ela comprava material de pintura, incluindo vários cavaletes que ela montou na sala de estar. Mas, mais frequentemente, as nossas sessões de pintura se transformavam em grandes lutas de pintura. Nós realmente fizemos um número em seu tapete branco felpudo.''

Naturalmente, a maior parte do tempo dos meninos se passava no estúdio de gravação. Além de Bobby Taylor, roteiristas e produtores Freddy Perren, Deke Richards, Davis Hal e "Fonce" Mizell tinham sido designados para trabalhar com eles. Na Motown esse grupo era conhecido coletivamente como 'a Corporação'. Desnecessário dizer que estavam no negócio de produção de sucessos.

Para o primeiro single do Jackson Five, Gordy Berry e a Corporação selecionaram uma música que Freddie Perren tinha escrito originalmente para Gladys Knight and the Pips.

A Corporação produziu uma versão da mesma, e então o próprio Sr. Gordy levou os garotos de volta para o estúdio para refazê-la. Os meninos acabaram de passar mais tempo gravando essa música do que todas as outras músicas do seu combinado álbum de estréia.

Eu recebi uma cópia antecipada do single. Com grande expectativa, a coloquei no toca-discos. Eu estava decepcionada!

''Oh, meu Deus.. Como a Motown acha que vai vender alguma coisa assim?'' Eu disse a mim mesma. Até então eu achava que eu era muito boa para julgar hits, e a gravação não parecia estar indo nessa direção. Eu pensei que as faixas estavam muito lotadas e que os produtores não tinham buscado as melhores qualidades vocais nos meninos. Eles tinham Michael como vocalista e os outros gritando.

A canção era I Want You Back.

Como I Want You Back estava sendo lançado em outubro, o Jackson Five fez sua estréia na TV no The Hollywood Palace. A apresentadora convidada era ninguém menos que Diana Ross, fazendo a sua despedida com as Supremes. Eu assisti com a respiração presa, da minha sala de estar em Gary, com LaToya, Randy e Janet ao meu lado.

Depois que ela e as Supremes abriram o show com uma melodia do musical da BroadwayHair, Diana tomou o microfone.

"É maravilhoso retornar como sua anfitriã", disse ela "especialmente esta noite, quando eu tenho o prazer de apresentar uma grande estrela jovem que tem estado no negócio por toda a sua vida. Ele já trabalhou com a sua família, e quando ele canta e dança, ele ilumina o palco. Aqui está ele, Michael Jackson e os Jackson Five!"

Tendo sido informada sobre os figurinos que Motown havia planejado para os meninos, eu esperava vê-los no palco em listras e bolinhas. Em vez disso, eles foram regiamente vestidos nos trajes que Joe e eu tínhamos comprado para eles, em Indiana.

Eles começaram calmamente, cantando a música Can You Remember, que tinha sido pensada para aparecer em seu primeiro álbum.

"Agora nós gostaríamos de fazer o nosso primeiro lançamento na Motown", Michael anunciou, olhando diretamente para a câmera. "Está à venda por toda parte!"

Com isso, o Jackson Five lançou em uma versão empolgante de I Want You Back, que lhes rendeu uma rodada de aplausos e, imagino, a atenção dos telespectadores, de costa a costa.

Ao longo dos próximos anos, os meninos iriam se apresentar em muitos mais programas de TV. Mas nenhuma dessas aparições na TV que se seguiram foi tão especial para mim, como sua primeira aparição em The Hollywood Palace, porque foi a primeira.

''Milhões de pessoas têm os mesmos sonhos que minha família, mas eles nunca se tornam realidade'', eu pensei enquanto os assistia. E aqui o sonho da minha família está se tornando realidade, e diante dos meus olhos.

Depois que o show acabou, no entanto, senti-me triste e chorosa. Eu já tinha sido separada deles e Joe por dois meses e eu sentia saudades deles.

Finalmente em novembro, eu recebi a minha chamada para sair com o resto das crianças. Motown tinha encontrado uma casa para nós em Sunset Boulevard na Queens Road em Hollywood Hills.

Eu nunca tinha viajado de avião e não sabia o que esperar. Um amigo meu que tinha voado antes, alimentou minha expectativa ao descrever como seu avião decolou em um dia nublado, mas tinha terminado a sua ascensão acima das nuvens, na luz solar brilhante, lindo. "Meu Deus, isso é incrível!" Eu exclamei.

LaToya, Randy, Janet e eu tivemos a mesma experiência em nosso voo. Com o ar poluído de Gary, havia se passado algum tempo desde que eu tinha visto um céu tão azul.

Joe liderou a festa de boas vindas no aeroporto de Los Angeles. Também estava lá para nos receber seu irmão Lawrence, que ainda estava na Força Aérea, um amigo de Lawrence e Jack Richardson.

Eu ri ao ver Joe e Jack. Eles estavam vestidos com o visual da época - afros enormes, camisas espalhafatosas, calças boca-de-sino e sapatos de salto alto. Engraçados como eles pareciam, eu estava feliz por vê-los.

"Bem-vindo à Califórnia!" Disse Joe.

Eu tenho memórias vívidas da viagem do aeroporto para Hollywood. Eu nunca tinha visto uma palmeira antes. Quando eu vi uma linha deles fora do aeroporto, fiquei emocionada.

Os meninos me contaram sobre uma outra visão surpreendente em LA: as fileiras de pequenas "luzes" sobre as auto-estradas.

Eles estavam se referindo aos refletores laranja que marcam cada pista, algo que não tínhamos em Gary. Enquanto nos dirigíamos a noite em direção a nossa casa alugada, vi como eles refletiam em nossos faróis. Eu até pensei que era uma visão bonita.

Dirigir ao longo da Sunset Strip tinha sido um sonho ao longo da vida. O meu sonho, no entanto, não tinha incluído a presença de centenas de hippies. Isso foi durante o 'movimento hippie' e eles estavam por toda parte, mesmo deitados na calçada.

Dobramos â esquerda em Sunset e nos dirigimos até a colina para a casa. Do jardim, parei para olhar Los Angeles. A vista da cidade era a visão mais linda que eu já tinha visto.

As crianças estavam lá dentro. Depois dos abraços e beijos, eles se viraram e disseram: "Mãe, nós queremos que você conheça Diana Ross."

Diana, que aconteceu de estar presente, se aproximou de mim.

"Estou muito feliz em conhecê-la", disse ela. "Seus filhos têm falado muito sobre você." Então ela me abraçou e me beijou, também.

Quando acordei na manhã seguinte, os pássaros cantavam e as flores estavam florescidas.

''Eu não posso acreditar que estou na Califórnia'', pensei. ''Finalmente eu fiz isso. Finalmente estou aqui.''

Para comemorar minha chegada, LaToya, Randy, Janet Joe e eu decidimos levar a família para um passeio pela costa na Maxivan.

Durante os anos de Gary, a palavra 'férias' mal tinha estado em nosso vocabulário. Tínhamos ido em um par de acampamentos para os Dells em Wisconsin, e visitado Lawrence, o irmão de Joe, em Massachusetts e seus pais, no Arizona. E era isso.

Devido ao fato de que os meninos precisavam estar de volta ao estúdio em alguns dias, nós não conseguimos ir para mais longe do que a área de São Francisco. Ainda assim, foi ótimo ficar longe juntos e bancar os turistas em uma das poucas vezes em nossas vidas. Mal sabíamos que a nossa breve viagem de férias seria a última como uma família.

O funcionário da Motown, Tony Jones, me deu um dos primeiros indícios da montanha-russa que estava à frente da família Jackson, quando ele anunciou para mim: "Seus filhos são meninos de muita sorte."

"Por que você diz isso?" Eu perguntei a ele.

"Bem, eles vão ser verdadeiras grandes estrelas", ele respondeu.

"Como você sabe com certeza?"

"Porque o Sr. Gordy está tendo um interesse especial por eles."

Na verdade, até então eu tinha sabido do interesse de Berry Gordy nos meninos, em primeira mão. Poucos dias depois de minha chegada a Los Angeles, ele veio à casa para se apresentar a mim e me dizer de suas grandes esperanças para os meninos. Encontrei-o muito caloroso e amigável, e mais jovem do que eu pensei que ele seria, considerando seu grande sucesso no mundo da música.

É claro, as palavras de Tony Jones foram fatídicas. I Want You Back chegou ao número um nas paradas de sucesso - apesar da minha crítica especializada. A única coisa que eu poderia imaginar no momento sobre o sucesso do álbum era o fato de que era um novo som, um novo estilo, uma nova "coisa".

Na primavera seguinte, o segundo single dos meninos, ABC, também atingiu o número um. Assim fez o seu terceiro singleThe Love You Save e seu quarto singleI’ll Be There.

Nos foi dito que nenhum outro já havia alcançado um número de sucessos de seus primeiros quatro lançamentos. Os meninos, para o meu espanto e de Joe, tinham feito história na gravação.

Marlon: ''Você pensaria que eu e meus irmãos devíamos estar atordoados, ou pulando de alegria. Mas nós não estávamos, éramos ainda tão jovens. Nossa atitude era: "Quatro número um! Grande!" Mas não conseguíamos tocar ou sentir o recorde do número um, então nós realmente não poderíamos compreendê-lo."

Somando-se a irrealidade da nossa situação estava o fato de que, enquanto as gravações dos meninos estavam em alta nas paradas, nós ainda estávamos a meses de distância de receber nosso primeiro cheque de royalties da Motown.

O único dinheiro que recebemos da empresa no final do outono e inverno de 1969, foi 150 dólares por semana para a alimentação. Considerando que eu tinha treze bocas para alimentar - os Jacksons, Jack Richardson, Johnny Jackson e Ronny Rancifer - não era muito. Foi uma coisa boa que eu tinha muita experiência em esticar um dólar.

Marlon: 'Eu vou te dizer quando nós soubemos que iríamos nos tornar estrelas - quando saímos em turnê e vimos os fãs. Essa era a realidade.'

Motown colocou os meninos na estrada logo após o lançamento do primeiro single e os manteve ali por boa parte de 1970. Desde sua primeira apresentação como as mais novas super-estrelas da Motown, eles não tocaram para um local menor do que uma arena.

Eu os vi no Forum em Inglewood, e não podia acreditar nos meus olhos e ouvidos. A arena estava lotada com 18 mil jovens, e cada um deles, ao que parecia, estava gritando.

Eu poderia imaginar os meninos tendo um tempo difícil até mesmo para se ouvir cantar, e eles ainda faziam um grande show. Observando-os, eu me senti tão orgulhosa - orgulhosa porque tinham se tornado algo, orgulhosa porque eu tinha tido uma participação no seu sucesso.

Eu também me senti, de repente, muito grata por todas aquelas horas de ensaio que havia feito na sala de estar, todo o talento daqueles shows nos quais eles haviam participado, todos os concertos em que haviam servido como o ato de abertura. Eles estavam bem preparados quando a boa sorte lhes bateu no ombro.

A data do Fórum também foi memorável por uma razão desconcertante: O show teve que ser interrompido em um ponto, quando dezenas de meninas correram para o palco, obrigando os meninos a correr para se esconder. Tudo o que eu conseguia pensar naquele momento era o fato de que meus filhos mais jovens lá em cima, Marlon e Michael, ainda tinham apenas 13 e 12 anos de idade, respectivamente.

Marlon: ''Depois de um tempo, parecia que o chefe de bombeiros havia se tornado parte do nosso show. Muitas noites, o chefe local teria que parar o show após o segundo ou terceiro número, porque as pessoas estavam ou nos corredores ou invadindo o palco.''

Rebbie testemunhou a histeria dos fãs de Jacksons, quando ela e Nate viajaram 150 milhas de sua casa em Murray, Kentucky, a Memphis para ver o desempenho do Jackson Five no Coliseu. Como ela rodou pelo show com seus irmãos, ela lembra de ter visto duas garotas que tinham visto sua limusine puxando uma a outra com tanta força, que ela pensou que elas iriam rasgar as roupas.

No concerto em si, Rebbie passou a maior parte de seu tempo se virando e olhando para o rosto das garotas gritando, ao que ela fez olhar para o palco.

"Eu não pude acreditar que as pessoas poderiam agir dessa forma por alguém", ela disse-me mais tarde. "Era como se elas sequer quisessem ouvir o show!"

Após soar a última nota do show, os irmãos entraram em seu plano de fuga pós-concerto, deixando cair seus instrumentos no palco e correndo para a limusine, que imediatamente começou a sair do Coliseu.

Rebbie lembrou que algumas das fãs foram muito rápidas para eles, no entanto. Várias pularam na frente da limusine, enquanto um casal ainda subiu em cima.

Essa cena foi branda, comparada com a turbulência com a qual os meninos foram recebidos por 10.000 fãs gritando em Heathrow, em Londres, durante a turnê européia de 1972.

Marlon: ''A segurança não era o que deveria ter sido. Assim, muitos jovens cercaram a nossa limusine Rolls-Royce que não podia se mover. Finalmente, tivemos que evacuar. Depois que fizemos, os fãs conseguiram inclinar a limusine. Enquanto isso, fomos atacados enquanto a polícia nos puxava para fora. Fomos sufocados e agarrados, nosso cabelo foi puxado.... Foi realmente assustador.''

As aparições do Jackson Five na televisão também desempenhou um papel-chave na sua rápida ascensão para o estrelato. Eles apareceram no The Ed Sullivan Show (três vezes), o Tonight ShowThe Jim Nabors HourThe Flip Wilson ShowAmerican Bandstand Soul Train.

De todos elas, as aparições no The Ed Sullivan foram as mais significativas. Como milhões de americanos, passávamos nossos anos de Gary colados no Ed Sullivan nas noites de domingo. Nós amávamos o fato de que Sullivan reservava todas as grandes apresentações da Motown - The SupremesThe Temptations, Marvin Gaye, Smokey Robinson e The MiraclesThe Four Tops.

Quando as crianças ouviam que uma apresentação da Motown estaria aparecendo no próximo show, contavam os dias e, no domingo, as horas, até que The Ed Sullivan Show chegasse.

Marlon: ''Ed Sullivan confundiu suas linhas um pouco, quando ele nos apresentou pela primeira vez, ele também confundiu os nossos nomes. Mas ele realmente nos amou. "O seu show é grande", ele disse-nos depois.''

Michael e eu estávamos fascinados pelo fato de que Sullivan escolheu descer cinco lances de escadas dos vestiários para o estúdio, em vez de pegar o elevador. Uma vez, nós esperamos por ele nos bastidores para ver quanto tempo ele levava para fazer a viagem. Lembro-me da resposta tão bem: 15 minutos.

Tão importante quanto as turnês e apresentações na TV, nada era mais crucial para o sucesso do Jackson Five que a imprensa. Dentro de poucos meses após a ascensão dos garotos para o estrelato, falaram sobre eles no TimeNews-week, LifeLookThe Saturday Evening Post e Rolling Stone.

Enquanto isso, os fãs iam à loucura. Toda vez que eu ia ao mercado, ao que parece, eu via um ou mais dos meninos na capa da Right On! ou Soul. Muitas vezes, matérias inteiras seriam dedicadas ao Jackson Five.

Parte da genialidade de Berry Gordy estava em comercializar uma identidade separada para cada um dos meninos: Jackie, que já havia pensado em se tornar um jogador de beisebol profissional, era o atleta, Tito era o mecânico; Jermaine era o galã, Marlon era quem adorava dançar (até então, através da dedicação pura, ele tinha se desenvolvido como um dos melhores dançarinos do grupo); Michael era o mais jovem irmão super-talentoso.

Os meninos começaram a receber uma quantidade enorme de cartas de fãs. Motown teve que contratar ajuda adicional para responder. Chegavam diariamente em sacolas.

Cada menino recebia a mesma quantidade de cartas. Sendo o mais velho, Jackie era presenteado com mais cartas românticas que os outros. Tito, por sua vez, recebia numerosos elogios por tocar sua guitarra e pela sua voz. Ele tinha a voz mais grave entre os meninos.

A carta mais bonita de uma fã que eu me lembro, não era dirigida a um dos Jackson Five, mas a Randy, que tinha oito anos na época. Aconteceu de Randy ter sido fotografado com o cabelo cortado bem curto, e uma jovem que viu a foto em uma revista, escreveu para contar-lhe como ela o achava sexy, porque ele tinha uma "cabeça careca como Isaac Hayes"!

Os meninos lidaram com o seu estrelato repentino melhor do que eu teria esperado. Eles estavam orgulhosos de seu sucesso, mas não deixaram que lhes subisse à cabeça. Se Joe e eu tivéssemos percebido que um ou mais deles estivesse com um ego muito grande , teríamos conversado com ele. Mas nós nunca tivemos que fazer isso.

Isso não quer dizer que Joe e eu não tivéssemos nossas preocupações sobre as crianças na época. Mesmo antes de nos mudarmos para a Califórnia, estávamos preocupados com a influência que o nosso baterista contratado, Johnny Jackson, pudesse ter sobre eles.

Embora tivéssemos tido o cuidado de poupar muito do que as crianças ganharam em Gary, dando-lhes uma mesada de dois ou três dólares por semana, os pais de Johnny aparentemente lhe permitiam ficar  com o máximo de dinheiro que ele ganhasse, tocando bateria com os meninos.

Com a idade de 15, ele estava dirigindo o seu próprio carro e se vestia com roupas caras. Também ouvi dizer que ele ficava fora até tarde, e ele estava fumando cigarros. "Eu deveria deixar Johnny ir", Joe disse-me um dia. "Meus meninos vão querer ter as mesmas coisas e fazer as mesmas coisas como Johnny, e eu não posso permitir isso."

Mas nós gostávamos de Johnny e não queríamos privá-lo da experiência de vir para a Califórnia com os meninos, de modo que surgiu com o que pensávamos ser uma solução engenhosa para o problema: convidar Johnny para a Califórnia com uma condição - que ele morasse conosco.

Johnny concordou. Vivendo sob nosso teto em Los Angeles, Johnny Jackson, de repente, descobriu que ele tinha de seguir nossas regras.

Nós tivemos uma conversa séria com os nossos meninos após a nossa mudança para a Califórnia. O assunto era drogas.

Para o melhor de nosso conhecimento, nenhum de nossos meninos nunca tinha tocado em drogas. Mas estávamos morrendo de medo de que eles poderiam ser tentados por elas, depois de ficarmos chocados ao descobrir que as drogas estavam com uso ainda mais difundido entre os jovens de Los Angeles do que entre os jovens de Gary.

Em nossa conversa, observamos as mortes recentes por overdose de Jimmy Hendrix e Janis Joplin, acrescentando: "Isto é o que pode acontecer, se vocês tomarem drogas. De qualquer forma, Deus não quer que vocês estraguem seus corpos com essas coisas."

Eles ouviram e concordaram. Na verdade, eles assim permaneceram tão contrários às drogas que quando souberam que estava funcionando um círculo de drogas na escola particular onde eles frequentavam no momento, informaram a polícia e o círculo foi quebrado.

Simples como eram por sua fama, eles estavam orgulhosos em compartilhar suas raízes humildes com seus fãs. Isso é o que eles fizeram em 1971 no seu especial de TV, Goin' Back To Indiana.

Conforme as câmeras rodavam, os meninos voltaram a Gary em um helicóptero que pousou no campo de futebol na Roosevelt High School. Centenas de fãs estavam lá para cumprimentá-los, apesar do fato de que a temperatura era de cinco graus abaixo de zero.

Em curso, os meninos chegaram na nossa antiga casa. Eles foram recebidos por uma faixa que a cidade de Gary tinha colocado sobre o gramado, onde se lia:

WELCOME HOME, JACKSON FIVE, KEEPERS OF THE DREAM
(Bem vindos em casa, Jackson Five, guardiães do sonho)

Jackie: ''De repente, a casa parecia pequena, de verdade. Eu vivia nela? Pensei. Crescendo, parecia uma mansão para mim.''

Outros destaques da viagem incluiram receber a chave da cidade do prefeito Richard Hatcher, bem como uma placa de rua onde se lia: Jackson 5 Boulevard.

Mas o que os meninos esperavam que fosse um dos maiores destaques da viagem, vendo alguns de seus velhos amigos novamente, acabou por ser uma decepção. Seus amigos não podiam aceitar o fato de que eles não tinham mudado como pessoas.

Jermaine: 'Eles tocavam nossas mãos, gritando e gritando, tratando-nos como se não fôssemos reais. Continuamos dizendo: "Ei, ainda somos as mesmas pessoas com s quais vocês iam à escola!''

by Katherine Jackson