Capítulo 08

''Dos casamentos dos meus meninos, o que causou o maior alvoroço na mídia foi o de Jermaine. Para muitos, seu casamento com a filha de Berry Gordy, Hazel, em dezembro de 1973, simbolizava a união de duas famílias pop, ressaltando a força do vínculo Jackson Fives-Motown.

O casamento, realizado no Beverly Hills Hotel, foi espetacular. Entre os 200 convidados estavam artistas da Motown e amigos da família Gordy, como Coretta Scott King.

O tema foi Winter Wonderland. Havia 175 pombas brancas em gaiolas, sete mil camélias brancas, e montes de neve artificial. Jermaine usava um smoking branco e Hazel usava um vestido branco coberto com pérolas e recortado com vison branco.

Rebbie, LaToya e Janet foram damas de honra; Tito, Marlon e Michael serviram como recepcionistas. O ponto alto da cerimônia foi o desempenho de Smokey Robinson em uma balada que ele tinha escrito especialmente para a noiva e o noivo.

No entanto, mal o público sabia que, enquanto Jermaine e Hazel estavam dizendo o seu "sim", Joe e alguns dos meninos estavam considerando um "divórcio" com a Motown Records. Em causa estava o quanto de liberdade criativa a Motown estava disposta a permitir aos meninos.

Motown não queria ceder qualquer controle no estúdio, enquanto os meninos queriam exercer alguma influência sobre a seleção de músicas que gravavam, bem quanto à forma como as músicas deveriam ser produzidas.

Até então eles começaram a escrever suas próprias canções e a gravá-las em nosso estúdio caseiro. Seu modelo era também o artista da Motown, Stevie Wonder, que tinha conseguido ganhar o controle artístico da Motown há vários anos, e que tinha continuado a marcar hits no Top 10 para a gravadora.

Joe e eu discutíamos a situação Motown com freqüência, que pesava em sua mente. Mas sempre que ele abordava o assunto de controle artístico com Berry Gordy, ele era rejeitado. Sr. Gordy não sentia que os meninos estivessem prontos para escrever e produzir suas próprias gravações.

Um dia, Joe se cansou.

"Eu tenho que começar a trabalhar em conseguir outro selo para os meninos", ele confidenciou para mim. "Motown está estancando seu crescimento. Eu quero que eles sejam capazes de desenvolver e exercitar todos os seus talentos.''

Houve um evento especial na carreira do Jackson Five em que Joe e os meninos tiveram o controle completo, em 1974: a estréia do grupo em Las Vegas.

Joe reservou duas semanas no MGM Grand para mostrar ao mundo que o Jackson Five era mais do que um grupo de estúdio da Motown.

"Agora temos que colocar um verdadeiro show em conjunto", os meninos concordaram. Eles e Joe sabiam que o seu show de rock não iria tocar para uma multidão de mais idade.

Entre suas ideias estava um medley em que os irmãos, cada um sentado em um banquinho, se revezavam cantando By the Time I Get to Phoenix e Killing Me Softly (Whit His Song).

A idéia única e melhor que eles tinham era de envolver suas irmãs e Randy no show, dando-lhes o primeiro gosto do palco, mostrando ao púbico o fato de que Jackie, Tito, Jermaine, Marlon e Michael não eram os únicos talentosos filhos de Jackson.

Para Randy, a chance de tocar com seus irmãos mais velhos era um sonho.

Rebbie: ''Quando seus irmãos iam para a estrada nos dias de Gary, Randy sempre foi o menino deixado para trás. E ele não gostava. Ele pegou os bongôs, meu pai disse a ele que quando ele os dominasse, lhe permitiria entrar no grupo. Isso era tudo o que Randy precisava ouvir. Ele batia os bongôs noite e dia. "Posso entrar agora?" Ele perguntava ao pai quase que diariamente. Mas ele ainda não estava pronto. Cada vez que meu pai balançava a cabeça - Não - Randy agia como se suas asas tivessem caído.''

Randy: ''Na época, eu me sentia deixado de fora, sendo o mais jovem dos garotos. Mas eu não me sinto negativo sobre eles, eu acho que Deus tem a sua maneira especial de lidar conosco. Sendo o único menino na casa, muitas vezes deu-me a oportunidade de me interiorizar. A família me considera o mais individualista dos filhos, e essa é a razão. Enquanto eu estava sem meus irmãos, eu não estava realmente "sozinho". Eu tinha uma casa cheia de instrumentos. Começando com a idade de oito anos, eu aprendi sozinho a tocá-los. Eu comecei com o piano. Então eu trabalhei meu jeito com a guitarra, o baixo e a bateria.''

Mais de uma vez eu acordava no meio da noite e decidia me levantar para verificar as crianças, apenas para descobrir que Randy não estava em seu quarto. Cada vez  eu finalmente o localizava no estúdio de gravação, praticando.

Para o segmento de Randy, Joe e os meninos decidiram juntar ele com Janet para cantar um medley de canções que se tornaram populares por duplas: Sonny e Cher, I Got You, Babe, Jeanette MacDonald e Nelson Eddy com Indian Love Call e Mickey e Sylvia com Love Is Strange.

Michael fez uma sugestão inspirada: "Janet está sempre fazendo palhaçadas, fazendo imitações engraçadas. Vamos trabalhar na sua imitação de Mae West em algum lugar." Encontramos o ponto certo em Love Is Strange, onde Sylvia diz a Mickey: "Venha aqui, loverboy!"

Quanto a LaToya e Rebbie, decidiu-se que cada uma iria dançar, LaToya no segmento de sapateado, Rebbie durante sua performance da Peggy Lee no antigo sucesso Fever, com Michael e Marlon.

Infelizmente, por causa de um acidente, a única aparição que Rebbie acabou fazendo no palco do MGM Grand veio no final do show, quando as crianças tomaram seus arcos.

A noite antes do noivado começar, ela estava descendo as escadas no cassino do hotel, segurando a mão de Stacee, quando Stacee, de repente, pulou um par de degraus.

Rebbie se desequilibrou e torceu o tornozelo. Ela estava de coração partido por não ser capaz de se apresentar. Como se viu, foi a única decepção com o noivado.

"Este é o melhor show que eu já vi em Vegas!" Dezenas de membros da audiência exclamavam para mim e Joe durante essas duas semanas. Todo mundo sabia quem éramos, porque as crianças faziam questão de nos apresentar no palco, sempre contra minhas objeções.

As crianças realizaram dois shows por noite, todas as noites, e eu não queria perder um deles. "Você não se cansa?" Meus filhos me perguntavam. "Por que você não fica em casa esta noite?"

"Eu não me canso assistindo vocês", eu sempre respondia. Lembro-me do velho ditado do Sul: "Todo corvo acha que seu corvo é o mais negro."

Bem, eu acho que toda mãe que tem filhos no palco gosta do que eles estão fazendo e quer apoiá-los. Para este dia, se eu estou na estrada com um dos meus filhos, ele ou ela pode esperar para me ver na platéia a cada noite.

Querendo me tornar útil durante o noivado em Las Vegas, comecei a tomar notas de cada performance e depois do show, compartilhava os meus comentários com as crianças.

"Michael, por que você não segura esse bilhete por mais tempo?" Eu poderia sugerir. Ou: "Janet, e sobre mudar um pouco o movimento da sua dança?"

As crianças adoravam ouvir a minha opinião, tanto assim que as minhas críticas pós-concerto eram uma tradição da família, neste dia.

Quanto ao show das crianças em Las Vegas, o ponto mais alto foi a imitação que Janet fez de Mae West. Noite após noite, ela roubava o show com ele. Eu sabia que ela estava destinada para uma carreira no show business, também.

"Sua vida é como um navio." Michael gosta de dizer. "Você é o capitão do mesmo. A maneira como você dirige é a maneira que ele está indo."

Nós éramos os capitães do nosso navio, em Las Vegas, e tudo funcionou lindamente. Mas de volta em Los Angeles, Motown ainda estava dirigindo a carreira do Jackson Five. Depois do triunfo de Las Vegas tornou-se ainda mais difícil para Joe aceitar esse fato.

No entanto, quanto mais Joe falava em deixar a Motown quando o contrato dos meninos acabasse em 1976, mais apreensiva eu ficava.

"Se deixarmos a Motown, então ninguém, incluindo você, vai ter um emprego", eu apontei.

"Kate, isso não é verdade", respondeu ele. "Eu sei que nós podemos obter um melhor negócio em outro gravadora."

Joe começou a falar com outras empresas. Berry Gordy travou o vento do que ele estava fazendo e despachou o executivo da Motown Ewart Abner para Nova York - onde os meninos estavam se apresentando no momento - para se encontrar com Joe.

A mensagem que o Sr. Abner levou com ele era que o Sr. Gordy "não importa o que aconteça, ele só quer que os garotos fiquem com a Motown."

Mas, então a mente de Joe estava feita - o Jackson Five iria assinar com um novo selo disposto a permitir aos meninos a oportunidade de gravar algumas de suas próprias canções. Esse novo rótulo acabou por ser a Epic Records, uma das empresas de propriedade da CBS Records.

"Bem, sua decisão de deixar a Motown não era uma ideia tão ruim, afinal" eu disse a Joe depois que ele aceitou a oferta da Epic. O único problema era que Jermaine havia decidido que ele não queria deixar a Motown.

Casado com a filha do presidente de sua gravadora a qual seus irmãos estavam deixando, Jermaine estava em uma posição difícil. Se ele decidisse ir com seus irmãos para Epic, ele iria perturbar Hazel e Sr. Gordy. Se ele decidisse permanecer na Motown como artista solo, ele iria perturbar Joe, eu e os meninos. No final, Jermaine chateou sua família.

Quando Jermaine explicou a mim e a Joe que ele sentia que devia sua lealdade primária para a Motown por dar ao Jackson Five sua primeira chance, Joe ficou furioso.

"É o meu sangue correndo em suas veias, e não o de Berry Gordy", ele invadiu.

Quando Jermaine acrescentou que foi o Sr. Gordy "que colocou bifes na nossa mesa e dentes em nossas bocas", eu falei.

"Nós já estávamos comendo bifes em Gary. E se é verdade que Sr. Gordy nos emprestou o dinheiro para comprar as coroas para os dentes que Jackie e Tito tinham quebrado, ele recuperou esse dinheiro centenas de vezes."

Mas a decisão de Jermaine era final, e a família Jackson sofreu através da sua divisão, pela primeira vez.

Marlon: ''Na verdade, eu respeitava a decisão de Jermaine. Ele tinha que fazer o que ele achava que era melhor para sua vida. Eu só não gosto da maneira como ele fez as coisas, e eu vou dizer a ele hoje. Tivemos um show da família para fazer em Nova York, em Westbury. No dia do show, ele nos informou que ele não iria no palco, porque Berry Gordy tinha dito a ele: Não faça o show. Lembro-me do resto de nós, dizendo: "Ok, então, se essa é a maneira que você sente, tudo bem. Mas estamos indo para nos apresentar. "Nós recrutamos o melhor músico da orquestra para fazer o show com a gente.''

Por vários meses após a sua decisão, eu era a única a quem Jermaine chamaria. Ele sabia que eu iria ouvi-lo, e eu o fiz. Eu disse a ele que eu entendia a posição difícil em que estava e que eu o amava, apesar da decisão que ele havia tomado.... mesmo que por dentro eu ainda estava sofrendo com isso.

"Bem, eu espero que o meu pai e meus irmãos não tenham nenhum ressentimento sobre o que eu fiz", disse ele durante uma conversa. Eu disse a ele que não o fizeram. Mas o fato é que seis meses se passaram até que eles começaram a falar uns com os outros novamente.

Fazendo esse período em nossas vidas ser tudo mais difícil, foi a decisão da Motown em processar a CBS Records e os Jacksons em 20 milhões de dólares durante a saída do grupo.

Em sua ação, a Motown alegou que havia sido prejudicada, na medida em que a Epic Records havia anunciado os meninos antes do contrato do grupo com a Motown ter acabado, prejudicando assim, as vendas de seu álbum do Jackson Five de 1975, Moving Violations.

Motown também ganhou uma liminar que nos impedia de continuar a usar o nome Jackson Five. Isso me preocupou ainda mais do que o valor da ação.

"Como pode Berry Gordy manter o nome quando ele nem sequer deu esse nome aos meninos?" eu perguntei a Joe, ingenuamente.

A resposta: Motown tinha incluído uma cláusula no contrato dando-lhe a propriedade para o nome. Estava nas ''letras miúdas'' e nós o perdemos!

A disputa com a Motown bateu um verdadeiro ponto baixo, quando o vice-presidente da empresa, Michael Roshkind, ameaçou formar um novo ''.... Jackson Five. Nós podemos fazer o que quisermos com [o nome]", disse ele. "Há/ havia 40.000 Jacksons correndo por aí, e nós não só fizemos os cinco deles estrelas, nós o colocamos em sua própria casa, pagamos por sua educação - e trabalhamos um ano inteiro com eles, antes de seu primeiro disco."

Isso foi duro. Todos os meninos sentiram o impacto da saída de Jermaine do grupo. No entanto, a primeira vez que os meninos se apresentaram sem ele - no show da família em Westbury - eles ganharam quatro ovações. Marlon cantou peças antigas de Jermaine esplendidamente, Randy bateu os bongôs e Michael cantou e dançou com maior entrega do que nunca.

Joe não perdeu tempo, colocando os meninos no estúdio para gravar seu primeiro álbum para a Epic. A empresa selecionou a conhecida equipe de roteiristas de produção de Kenny Gamble e Leon Huff para trabalhar com meus filhos.

Gamble e Huff compuseram sucessos para uma série de artistas, e começaram a escrever um para os meninos: Enjoy Yourself. Eu realmente gostei dessa música, bem como de todo o álbum, intitulado simplesmente The Jacksons. O som de Gamble e Huff era maduro e elegante.

Eu gostei ainda mais de Going Places, o segundo álbum dos meninos gravados com Gamble e Huff. Eu particularmente gostei da mensagem da música Man of War, um apelo pela paz.

Motown tinha mantido os garotos longe desse tipo de material, o termo Força Negra estava em voga no início dos anos setenta, e eu tenho certeza que o Sr. Gordy não queria que meus filhos fossem associados com qualquer música ou declaração que poderia ser interpretado como soando política ou pior, militante.

Na época, eu concordei. No entanto, em 1977, cantar mensagens em suas canções era, em minha mente, um outro exemplo de maturidade dos meus meninos. Infelizmente, o público não partilhou do meu entusiasmo por The Jacksons ou Going Places. As vendas foram decepcionantes.

Tito: ''Todas as pessoas, de repente, estavam nos dizendo que a nossa carreira estava terminada.''

Também ouvimos quão tolos os meninos tinham sido em deixar a Motown. No entanto, Motown não parecia exatamente estar realizando maravilhas com Jermaine no momento.

My Name Is Jermaine, seu primeiro álbum solo desde que havia deixado seus irmãos, teve vendas decepcionantes, apesar da promessa de Berry Gordy para a imprensa que a Motown estava indo para torná-lo um superstar. O single de Jermaine, Let’s Be Young Tonight Flopped, fracassou.

Meus meninos tiveram um longo prazo, um prazo mais longo que eu sempre sonhei, eu pensei na época. Será que o que os "especialistas" estão dizendo é verdade? Que eles estão passando? Michael não duvidou de si mesmo ou de seus irmãos nem por um segundo.

"Não se preocupe, mãe" ele me disse, quando eu expressei minhas preocupações com ele. "Nós estaremos de volta ao topo, de novo."

Joe e os meninos tinham um plano.

Joe e Michael revelaram o plano em uma reunião de um dia, em 1978, com Ron Alexenburg, o executivo da CBS Records, que assinou o Jacksons com a Epic. O plano era simples: os meninos sairiam de suas baixas nas gravações escrevendo e produzindo seu terceiro LP por si mesmos.

Seu argumento para o Sr. Alexenburg era justo e simples: ''Gamble e Huff deram o melhor de si ao grupo, mas as coisas não funcionaram. Nós podemos fazer melhor."

Joe e Michael não estavam pedindo ao executivo da CBS Records para dar um salto total de fé em conceder-lhes o seu desejo. Sr. Alexenburg podia ouvir o desenvolvimento dos meninos como compositores e produtores das quatro canções que tinham contribuído para os dois álbuns que tinham gravados com Gamble e Huff.

Os meninos estavam especialmente orgulhosos de Different Kind of Lady, uma colaboração do grupo. Eles tiveram que lutar pela sua inclusão em Going Places - apesar de suas palavras iniciais em contrário, Gamble e Huff nunca realmente mostraram muito interesse nas músicas dos meninos - então os meninos sentiram uma satisfação especial quando a música tornou-se uma faixa popular nas discotecas.

Para nossa satisfação, Ron Alexenburg concedeu o desejo a Joe e aos meninos. Ele fez apenas um pedido: que os funcionários da CBS - Bobby Colomby e Mike Atkinson - fossem autorizados a supervisionar o projeto como produtores executivos do álbum. Joe e os meninos concordaram.

Randy: ''Nós, como seres humanos, não conhecemos nossas habilidades. As únicas vezes que nós sempre parecemos nos estender é quando estamos sendo testados. Durante o nosso próprio álbum foi o maior teste para os meus irmãos e eu. Os meninos não faltaram em material. Eles estavam escrevendo músicas desde o início de sua carreira na Motown e, de acordo com Tito, ''guardando-as em nosso banco pessoal." Eles tiveram também uma boa dose de experiência na gravação de suas músicas no estúdio que tínhamos em casa. Até então, Jackie, Tito e Marlon também tinham construído estúdios em suas casas.''

Marlon: ''Nós fomos para o estúdio com a atitude: "Vamos mostrar a todos que não estamos acabados."

O álbum acabou por ser um verdadeiro esforço do grupo. Cinco das oito canções foram co-escritas por todos eles. Os meninos também desenvolveram uma maneira inteligente de "mixar" cada uma das músicas juntos.

Marlon: ''Dois de nós ficariam na mixagem de uma determinada canção. Quando a mixagem fosse feita, o restante de nós ouviria com os nossos ouvidos frescos, fazendo todas as mudanças que achássemos que fossem necessárias. Repetimos esse processo para cada uma das músicas, e funcionou muito bem.''

O fruto do seu trabalho era Destiny, lançado no outono de 1978. Ele foi elogiado por críticos como 'a maioridade musical dos Jacksons'.

Eu adorei. Mas da minha primeira audição, eu me senti ansiosa. ''A Epic irá promovê-lo?'' Eu me perguntava. Como os compradores de discos obteriam a palavra que este era um grande álbum? Eu fiquei ainda mais ansiosa quando o primeiro single do álbum, Blame It on the Boogie, a única música que os meninos não tinham escrito, fracassou.

Randy: ''Nós dissemos à CBS: "Não, não, não, não coloquem Blame It on the Boogie; coloquem Shake Your Body (Down to the Ground), que Michael e eu tínhamos escrito. Mas a CBS amava Boogie também, eu acho que eles ainda não acreditavam em nós cem por cento.''

Felizmente, Shake Your Body tornou-se o segundo single do álbum. Ele fez muito bem, atingindo o número sete na parada pop da Billboard.

Randy: ''Na verdade, essa música deveria ter sido a número um. Ela vendeu dois milhões de cópias, um número alto para um single. Mas eu não acho que a rádio pop ou a imprensa estivessem prontas para aceitar o nosso retorno, ainda.''

Mas o público estava. Destiny, no final, ganhou Platina dupla. Como Destiny rodou alto nas paradas nos primeiros meses de 1979, os Jacksons se apresentaram na Grã-Bretanha, Europa e África, as ''primeiras pernas'' em sua turnê mundial naquele ano.

''Que título positivo para seu álbum!'' eu pensava, enquanto refletia sobre os meninos. ''O retorno à ribalta pop.''

Como se viu, Destiny passou a ser uma palavra que poderia também se aplicar a Michael ressurgindo como um talento solo.''