Capítulo 15

''Enquanto Michael estava trabalhando nos bastidores em 1986, outra Jackson - Janet - estava curtindo o sucesso como uma artista com seu terceiro álbum, Control.

A primeira vez que encorajei minhas filhas para prosseguir uma carreira no show business foi na década de setenta. Francamente, eu não gostava da ideia de alguns dos meus filhos fazendo um monte de dinheiro enquanto os outros não estavam fazendo nada.

Embora eu nunca detectasse qualquer inveja em qualquer uma das partes das meninas em relação a seus irmãos, eu pensei que só seria natural para elas, algum dia, sentir um pouquinho de inveja, e eu não queria vê-las feridas.

Eu também queria as minhas meninas sendo conhecidas e apreciadas por quem elas eram, e não por quem seus irmãos eram. Depois que nos mudamos para a Califórnia, eu estava chateada de ver LaToya, com 13 anos de idade, tendo um tempo difícil lidando com "amigos" que, na verdade, estavam apenas a usando para chegar perto de um dos meninos.

"Mãe, eu fiz uma amiga na escola hoje, e ela é muito minha amiga", LaToya muitas vezes me dizia.

"Por que você diz isso?" Eu perguntava.

"Porque ela ainda não sabe que eu sou a irmã de Michael."

Como já mencionei, Janet e LaToya fizeram sua estréia profissional durante a apresentação da família em Las Vegas em 1974. Mais tarde, levamos o mesmo show para o Lake Tahoe e Nova York, dando a Rebbie, já curada na torção no tornozelo, a oportunidade de fazer sua estréia.

Joe e eu também fizemos com que as meninas fossem incluídas na série de TV na substituição de verão dos Jacksons. Janet foi a primeira das meninas a obter uma pausa, e ela a recebeu agradecida por sua exposição nesse show altamente classificado. Norman Lear, criador de All In The Family, a convidou para fazer um teste para o papel de Penny em outra série dele, Good Times.

Eu levei Janet para a audição na empresa de produção de Mr. Lear, onde ele fez o teste pessoalmente. Janet me disse, mais tarde, que a primeira pergunta que ele lhe fez foi: "Você pode chorar?" Ele, então, teve o seu desempenho de improvisação em que Janet lhe dava uma gravata como um presente, a qual ele não gostou. Ele deve ter testado ela dizendo algo significativo, porque ela começou a chorar. Sr. Lear a abraçou e disse: "Você tem o papel."

Janet: ''Na volta para casa eu ainda não tinha me dado conta do que tinha acontecido. "Mãe", eu disse com naturalidade, "eu só tenho o papel em Good Times. Você acha que poderíamos parar na loja de brinquedos e comprar uma casa de bonecas Barbie?" Minha mãe riu tanto. "Claro, querida", ela disse. Esse foi o meu presente.''

Durante a passagem de de três anos de Janet com Good Times, Joe e eu ficamos pensando sobre como nós também poderíamos ajudar a lançar as carreiras de entretenimento para LaToya e Rebbie. Uma ideia que tínhamos era de as duas meninas formarem um grupo com Janet.

Rebbie: ''Inicialmente, era para ser um quarteto. Randy seria incluído, também. Eu não entendo como isso iria funcionar porque Randy já era membro do Jacksons. E isso não aconteceu. Por fim, decidimos que deveria ser apenas as meninas. Nós fizemos algumas coisas no estúdio, mas o grupo nunca decolou. Houve algum debate entre nós sobre quem deveria ser o vocalista. Além disso, minha personalidade e a da LaToya não se encaixam. Sou uma pessoa muito ''pé-no-chão'' e LaToya pode ser muito teimosa e obstinada. Embora eu realmente tenha tentado fazer as coisas funcionarem, eu cansei de me submeter.''

Em 1980, o mesmo ano em que Janet começou a fazer o papel de Charlene na série Diff'rent Strokes, LaToya teve a distinção de ser a primeira garota Jackson a gravar um álbum. LaToya Jackson foi lançada no final do mesmo ano.

Foi ideia de Joe dela fazer a gravação. Na época, LaToya estava passando por um período de exame de consciência. Ela abandonou a faculdade, onde ela tinha começado a fazer um curso de direito empresarial, e ela não tinha certeza do que queria fazer com sua vida.

Quando Joe primeiramente a encorajou a voltar para a área de entretenimento e fazer um álbum, ela estava hesitante. Mas Joe era persistente e LaToya finalmente concordou.

O álbum foi cuidadosamente gravado. Stevie Wonder e Ray Parker Jr. fizeram participação e Michael contribuiu uma das canções, Time Lover Night, que ele também arranjou e produziu.

Mas nem o Time Lover Night nem o segundo single, If You Feel the Funk, se saíram bem. LaToya Jackson ficou apenas um breve tempo nas paradas.

LaToya não desanimou. Em 1981, ela começou a trabalhar em um novo lote de canções em nosso estúdio em casa para seu LP de acompanhamento.

Como um favor, Janet concordou em cantar vocais de fundo em um par de faixas. Ela também gravou sua própria versão de uma das músicas, para que ela pudesse compartilhar suas ideias com LaToya sobre como o vocal principal deve ser tratado.

Quando ouvi a gravação, fiquei impressionada.

"Janet tem uma voz agradável", disse a Joe. "Você precisa ouvi-la."

Joe o fez, e ele gostou do que ouviu, também.

Janet: ''Meu pai me perguntou se eu gostaria de começar a cantar novamente. Eu nunca me vi como um artista solo como meus irmãos e irmãs. "Você acha que eu estou pronta?", eEu perguntei a ele. "E se as pessoas não gostarem de minha voz?" "Acredite em mim", meu pai disse: "você está pronta."

A & M Records assinou rapidamente com Janet, e em 1982 ela foi alugada.

Nenhum de seus irmãos e irmãs estavam envolvidos na gravação de Janet Jackson, que foi a decisão de Janet. "Isso me mostra que eu posso fazer algo por conta própria", disse ela na época. "As pessoas não compraram porque Michael cantava ao fundo ou escreveu ou produziu.''

Janet Jackson fez bem para o seu primeiro álbum, vendendo mais de um quarto de um milhão de cópias. Mas nenhum de seus singles, Young Love ou Say You Do, foi um sucesso pop.

Na Dream Street, seu segundo álbum lançado em 1984, ela empregou os talentos de composição e produção de Michael e Marlon, mas o álbum não se saiu tão bem como o seu primeiro álbum.

De repente, Janet viu-se em uma encruzilhada em sua jovem carreira musical, ao mesmo tempo em que ela estava passando por mudanças em sua vida pessoal.

Rebbie: ''Os irmãos estavam no meio da Victory Tour, e minha mãe estava na estrada com eles. E havia Janet sozinha em casa, tendo recentemente completado o ensino médio. No vazio chegou um amigo de infância, James DeBarge, da família  de cantores DeBarge.

A próxima coisa que eu sabia, Janet fugiu com James, em Michigan, de onde ele tinha vindo. Eu ouvi no rádio.

Joe me chamou na estrada e me deu a notícia: eu estava atordoada. Sabendo o quão chegado Michael estava com ela no momento, eu não lhe disse, temendo deixá-lo aborrecido. Mas ele ouviu, de qualquer maneira, e ficou chocado.

Enquanto a família estava preocupada que aos 18 anos de idade, Janet tinha se casado muito jovem, a preocupação empalideceu ao lado de uma preocupação que tínhamos sobre James - havia rumores dele ser usuário de drogas.

Janet se recusou a acreditar no boato antes dela se casar com James. Mas em pouco tempo, tornou-se óbvio para toda a família, incluindo Janet, que James tinha, de fato, um problema sério a esse respeito.

Eu me ofereci para se inscrever James em um programa de tratamento e Janet tentou ajudá-lo, mas o problema não ia embora. Eu me senti mal pelos dois, mas também preocupada com a nossa família. Nenhum dos Jacksons usa drogas, e não permitíamos que qualquer de nossos empregados as usassem.

Rebbie: ''O ponto de virada se deu um dia, quando Janet e James estavam caminhando e James, de repente, desmaiou e teve que ser levado às pressas para o hospital. Ela havia passado por tanta coisa por esse tempo tentando resgatar James, que agora ela estava colocando em risco a sua própria saúde, se arriscando a um colapso nervoso.''

Janet concordou em pedir uma anulação de seu casamento em 1985, mas não foi fácil para ela, ela ainda amava James. Eu compartilhei da sua dor.

Janet: ''Minha mãe estava sempre lá para mim quando eu estava me sentindo solitária e deprimida. "Não a prenda dentro de si", ela me dizia. "Deixe-a sair. Apenas deixe-a sair. A vida é assim, às vezes. Você apenas tem que saber como lidar com ela." Só em ouvi-la dizer aquelas palavras suaves, e me abraçar, significou muito para mim.''

Janet também teve o apoio naquele momento de um velho amigo da família, um amigo que passou a estar na posição perfeita para ajudá-la a se manter ocupada e não ficar pensando em James.

Seu nome era John McClain, o novo vice-presidente sênior da A & M Records. Ele tinha frequentado a escola com os meus filhos mais velhos e tinha passado muitas noites em casa. Janet era como uma irmã para ele.

Desde seu primeiro dia no trabalho, Janet se tornou a prioridade número um de John. Como Joe e eu, ele sentiu que tinha sido um erro da A & M colocá-la como uma artista pop. Para o seu terceiro álbum, ele queria vê-la mais com um toque de Rythm &Blues.

Sendo um tipo de cara determinado, John também decretou que Janet deveria tem um novo visual para complementar seu novo som. Isso significava seguir uma dieta.

Janet tinha estado gorda por anos. Michael, que pode ser um brincalhão impiedoso, a tinha apelidado de Dunk. "Você parece um burro, você é tão grande!" Ele a provocava.

Janet é tão descontraída que ela realmente gostava do apelido. "Você pode me chamar Dunk até os setenta anos e eu não me importo", dizia ela.


(Nota do blog: posteriormente, Michael admitiu falar assim com Janet de forma intencional, para que ele se sentisse determinada a entrar em uma dieta.)


Quando ela estava crescendo, Janet tinha um carinho especial pelos bifes. Um dia, enquanto estávamos em Las Vegas, eu peguei ela e seu primo Stacee comendo bifes aos nove anos de idade, Janet tinha conseguido encomendar sozinha o serviço de quarto. Se eu não estivesse em casa, a primeira coisa que faria depois de voltar da escola era preparar um bife na grelha.

Sob o olhar atento de John, Janet conseguiu emagrecer consideravelmente. Um regime de dança também a ajudou. John também havia solicitado que ela tivesse aulas de dança, por isso, quando chegasse a hora de filmar seus vídeos, ela estaria pronta para isso.''

Enquanto Janet preparava seu trabalho de gravação, tendo aulas de voz - mais uma das ideias de John - ele estava com a tarefa de encontrar o produtor certo. Ele fez uma escolha ousada: a equipe de Jimmy (Jam) Harris e Terry Lewis.

Como membros do grupo com sede em Minneapolis The Time, Harris e Lewis tinham sido protegidos de Prince. Depois de deixar o grupo, eles começaram a escrever / produzir em tempo integral para os artistas negros. Em 1985, eles ganharam nome no mercado de música e dança negra. No entanto, fora desse círculo, eles ainda não eram bem conhecidos, assim que sua seleção foi de uma jogada de John McClain.

Fazendo Joe, em particular, todos os nervos acerca de Harris e Lewis, havia a insistência dos produtores para que Janet gravasse  em seu estúdio Tyme Flyte em Minneapolis, em vez de Los Angeles, onde Joe poderia manter um olho sobre o projeto. Por um tempo, Joe resistiu.

John resolveu o impasse pela imposição de Joe sobre deixar Jimmy Jam e Terry à sua maneira, argumentando que a mudança no ambiente faria bem a Janet, criativamente falando. John recordou mais tarde: "Joe disse que tudo bem, mas se não desse certo, ele iria me trazer de volta.''

Assim, em agosto de 1985, acompanhada por sua amiga Melanie Andrews, 19 anos, Janet saiu para gravar o álbum que viria a ser Control. Ela saiu sem saber quais as músicas que ela estaria gravando. Jimmy Jam e Terry não sabiam, também. Esse era o plano.

Em suas conversas, Janet deixou claro que ela estava cansada de não ter o poder da palavra na escolha das canções que ela gravou ou a maneira com que elas foram gravadas. "Desta vez eu vou fazer do meu jeito", disse ela.

Se essas palavras soaram familiares, é porque elas estavam fadadas a se tornar uma linha na canção Control, que Janet co-escreveu com Jimmy Jam e Terry. A linha de definir o tom auto-confiante, mesmo atrevida, por todo o álbum, que continha mais seis de suas colaborações, incluindo NastyWhat Have You Done for Me Lately e When I Thin Of You.

Além de co-escrever a maioria das músicas do álbum, Janet co-produziu cada um delas. Ela também tocou teclados digitais, sintetizadores, piano digital e os sinos digitais. Estar envolvida em cada decisão musical no controle estava de acordo com sua postura mais assertiva.

A melhor notícia sobre a "nova" Janet, no entanto, foi o fato dela ter conseguido no final de 1985 colocar deixar seu casamento para trás e recuperar a sua antiga alegria.

Janet: ''O que eu e minha amiga Melanie fazíamos juntas naquela primavera? Ríamos. Sobre tudo e qualquer coisa. Não precisava muito para isso. Poderíamos estar comendo em um restaurante, olhando uma para a outra com a boca cheia, e apenas rachávamos!! Geralmente nós ficávamos ao redor do hotel. Nossa estadia ao redor de Minneapolis quase se transformou em um desastre. Melanie estava ao volante e ela acabou tomando o caminho errado em uma rua do centro de sentido único. Ambas estávamos gritando enquanto ela tentava virar o carro, antes que os carros se aproximassem para nos alcançar. Foi assustador.''

Control foi lançado em janeiro de 1986.

"As pessoas ficarão chocadas quando ouvirem isso", Janet disse na época, "porque é tão diferente do que eu fiz antes."

Mas eu não estava totalmente chocada, eu amei o álbum. Eu acho que capturou seu lado corajoso. Uma canção, eu admito, me deu uma pausa.

Janet: ''Mamãe se opôs ao gemido no final de Uma vez eu a vi correr para o estéreo e levante o braço antes de o gemido veio em Funny How Time Flies (When You’re Having Fun). "Você é meu bebê e eu não estou acostumada a ouvir você fazer coisas assim!", ela disse.''

What Have You Done for Me Lately foi o primeiro single do álbum, que se tornou um sucesso Top 10. Assim, também, fez o segundo singleNasty, o terceiro single, Control e o quarto singleWhen I Think of You.

Control finalmente chegou ao lugar número um na parada da Billboard de álbuns. O álbum, no final, vendeu sete milhões de cópias em todo o mundo.

Janet, claro, ficou muito contente quando viu sua história de sucesso se desdobrar. Mas ao contrário de Michael, que, literalmente, pulava de alegria com a boa notícia sobre um de seus discos, Janet não era demonstrativa. "Meu single está se movendo nas paradas. Ele chegou ao número tal e durante a semana chegará ao número tal'', era apenas sobre tudo o que ela me dizia. Michael mostrou mais entusiasmo sobre seu álbum que ela.

Janet: ''Depois que meus irmãos começaram a se casar e se mudar, Michael e eu nos tornamos muito próximos. Mesmo como um adolescente ele era louco por crianças mais novas. Fazíamos tudo juntos, tudo sob o sol. Você poderia dizer que nós ''nos esbarrávamos'' em torno do tempo em que Thriller de Michael saiu. Era como.."Te vejo mais tarde, Michael." Ele estava tão ocupado. Mas continuamos a nos importar mais do que nunca um com o outro.''

Michael estava presente na noite em que Janet estreou seu vídeo Nasty em casa. Sinto-me segura em dizer que esses poucos minutos com Michael foram os momentos mais especiais para Janet, durante toda a sua experiência de Control.

Janet: ''Michael começou a chorar no meio do vídeo; ele amou muito. "Janet", disse ele, "eu estou tão orgulhoso de você. Este é um sucesso. E isso é só o começo para você", ele acrescentou. "Você não atingiu seu auge ainda. Você não subiu ao topo da sua montanha."